O XX Simpósio de Pesquisa e Extensão Acadêmica da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e o IV Simpósio Internacional de Pesquisa e Extensão Acadêmica teve como objetivo promover a divulgação das atividades de pesquisa e extensão apoiadas pelo Setor de Pesquisa e Extensão no ano vigente. Foram inscritos 279 trabalhos nas modalidades de apresentação oral e pôster. Os estudantes apresentaram seus trabalhos e, após o julgamento pela comissão científica, os seis melhores foram premiados com medalhas de 1º, 2º e 3º lugares em ambas as categorias.
Na modalidade de apresentação oral, os trabalhos premiados foram:
1º lugar: Impacto da classe sobre a proteção celular de inibidores do cotransportador de sódio-glucose-2 contra a toxicidade de doxorrubicina – orientador: Julliane Vasconcelos.
2º lugar: Exercício físico e sintomas climatérios – orientador: Gleisy Kelly Neves.
3º lugar: Caracterização do paciente inserido na Linha de Cuidado Gastrointestinal ambulatorial e a correlação entre depressão e alterações de hábito gastrointestinal – orientador: José Felippe Pinho.
Para a modalidade pôster os trabalhos premiados foram:
1º lugar: Abordagem educativa de redução de danos: estratégia de prevenção ao uso de drogas desenvolvida para adolescentes em conflito com a lei acautelados em Belo Horizonte – orientadora: Ana Cláudia Pereira.
2º lugar: Acidentes ofídicos no estado de Minas Gerais entre 2017 e 2022: uma análise epidemiológica – orientadora: Alda Cristina Alves.
3º lugar: Associação entre transtornos do sono e depressão em crianças e adolescentes – orientador: Luiz Alexandre Viana.