O Setor de Pesquisa e Extensão da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) torna público o presente processo seletivo para concessão de recursos destinados ao desenvolvimento de projetos de extensão. A seleção será realizada com base nas condições e critérios estabelecidos neste regulamento. Serão selecionados 10 (dez) projetos de extensão com bolsa, com duração de 6 meses, a serem desenvolvidos no 1º semestre de 2025.
A partir de 2025, os regulamentos de extensão não serão mais subdivididos em “Extensão discente” e “Extensão docente”, sendo apenas um processo seletivo unificado “Projetos de Extensão Extracurricular”, apresentado neste regulamento.
As inscrições estarão abertas no período de 20 dezembro de 2024 a 10 de fevereiro de 2025
Neste regulamento onde lê-se:
“Elaborar e apresentar resumo do projeto em um dos eventos promovidos pelo Setor de Pesquisa e Extensão, sendo o Simpósio Internacional de Pesquisa e Extensão (SIMPEX) ou Simpósio de Extensão e Educação em Saúde Ciências Médicas (SIEES), ….” a partir de 2025, deverá ser lido como “Ser autor ou coautor de trabalho submetido em um dos eventos promovidos pelo Setor de Pesquisa e Extensão que ocorrer dentro do período de vigência do projeto, sendo o Simpósio Internacional de Pesquisa e Extensão (SIMPEX) ou Simpósio de Extensão e Educação em Saúde Ciências Médicas (SIEES) sob forma de banner e/ou oral, e submetê-lo para publicação nos Anais Ciências Médicas. O resumo apresentado deve ser referente ao projeto de pesquisa desenvolvido no Programa”
Isso significa que, de acordo com o regulamento do Setor de Pesquisa e Extensão (2025), a um dos requisitos para certificação do seu projeto de pesquisa ou extensão será a comprovação da submissão do trabalho no evento (mesmo que não selecionado para apresentação). Ainda, ressaltamos que, para fins de envio do relatório final dos programas de Iniciação Científica e de Extensão Extracurricular do Setor de Pesquisa e Extensão, a partir de janeiro de 2025, a comprovação de submissão ao SIEES ou ao SIMPEX será conferida através do próprio sistema do Setor, não sendo necessário anexar nenhum comprovante ou certificado de apresentação ao relatório final. Por fim, reforçamos que os demais critérios para a conclusão da Iniciação Científica ou do Projeto de Extensão continuam obrigatórios e devem seguir rigorosamente as instruções previstas no respectivo regulamento, para fins de certificação.
Resultado – 24 de fevereiro de 2025 – Acesse Aqui
(Vigência 24 de fevereiro de 2025 a 25 de agosto de 2025)
Atenção: “Ao preencher o formulário de inscrição, observe o tamanho dos arquivos antes de anexar, é necessário compactar em casos de arquivos com tamanho acima do limite permitido (20MB), favor diminuir a resolução da imagem ou PDF.”
MODELOS
- Declaração de viabilidade
- Declaração de viabilidade HUCM
- Política de extensão
- Modelo de Projeto de extensão(As referências bibliográficas devem estar descritas no projeto de extensão de acordo com a ABNT)