Internato Saúde Coletiva
Sobre
O Internato de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), conhecido como “Internato Rural”, integra o currículo dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia. Realizado em municípios do interior de Minas Gerais ou em Belo Horizonte, tem duração de 10 a 12 semanas e promove uma imersão na Atenção Primária à Saúde, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde.
Os estudantes atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS), integrando-se às equipes da Estratégia Saúde da Família para desenvolver ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, reabilitação e gestão dos serviços de saúde. Também participam de projetos educativos voltados a grupos prioritários, como hipertensos, diabéticos e gestantes, e realizam visitas domiciliares, conhecendo a realidade social e cultural das comunidades atendidas.
Sob supervisão docente, o Internato fomenta o desenvolvimento das competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, unindo teoria e prática em um ambiente de aprendizagem que estimula autonomia, responsabilidade e iniciativa. A experiência permite que os estudantes contribuam para a melhoria dos serviços de saúde locais e vivenciem grandes aprendizados profissionais e pessoais.
Acesse nossas produções
Crônicas do Internato Rural

Número 1 | 2022
Comissão organizadora:
Bruno Porto Pessoa
Edna Lúcia Campos Wingester
Emanuel Vitor Guimarães
Maria Elice Nery Procópio
Walace Di Flora

Número 2 | 2024
Comissão organizadora:
Ângela Spesiali Aroeira
Bruno Porto Pessoa
Claudirene Milagres Araújo
Emanuel Vitor Guimarães
Francisco José Ferreira da Silveira
Maria Elice Nery Procópio
Walace Di Flora
Municípios atendidos

- ARAÚJOS
- BELO HORIZONTE
- BELO VALE
- BOA ESPERANÇA
- BOM DESPACHO
- CAMPO BELO
- CANDEIAS
- CAPITÓLIO
- CARMÓPOLIS DE MINAS
- CORINTO
- CRISTAIS
- DIVINOLÂNDIA DE MINAS
- DIVINÓPOLIS
- DORES DO INDAIÁ
- FORMIGA
- FORTUNA DE MINAS
- IGARATINGA
- INHAÚMA
- IPOEMA (Distrito de Itabira)
- ITABIRA
- ITAMBÉ DO MATO DENTRO
- JAPARAÍBA
- LAGOA DA PRATA
- LUZ
- MARTINHO CAMPOS
- MORRO DO PILAR
- NEPOMUCENO
- PAPAGAIOS
- PARAOPEBA
- PERDIGÃO
- POMPÉU
- SABINÓPOLIS
- SANTA MARIA DE ITABIRA
- SANTO ANTÔNIO DO MONTE
- SÃO FRANCISCO DE PAULA
- SENHORA DO CARMO (Distrito de Itabira)
Depoimento – Lucas Guimarães Vieira Martins – aluno do 6º ano
“Hoje, terminando um curso de medicina, após ler diversas diretrizes, livros escritos por grandes mestres, artigos com revisão e evidências firmes sobre as melhores condutas e terapêuticas, entendi um pouco mais sobre o que é me formar médico. “Seu” Dorival não entendia as diretrizes, apesar de cumprir critérios para seguir várias das melhores condutas que a medicina poderia lhe oferecer. “Seu” Dorival não entendia seu caso, ele não poderia saber o que estava deixando de receber. Eu com as mãos cheias das atualizações e do conhecimento que precisava para tornar a vida do velho senhor mais digna, não pude entregar a ele. Tudo que foi construído por nossa sociedade, para melhorar, trazer humanidade, qualidade de vida, dignidade humana, poderia ser jogada no lixo nesse momento, pelo simples fato da segregação que criamos acerca daqueles que não recebem as devidas oportunidades. A falta de recursos é extrema, o sistema não chega até a terra batida com suor”.