Inovação
Sobre
Instituto de Inovação e Incorporação Tecnológica Ciências Médicas
O instituto é um agregador de propostas inovadoras, que podem vir de alunos, professores, colaboradores e da sociedade em geral. O objetivo é centralizar conhecimento a serviço da ciência da saúde e permitir a criação de projetos inovadores e duradouros.
Busca desenvolver a cultura da inovação em todos os setores da Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) e incentivar alunos e professores a desenvolver projetos que aliem propostas acadêmicas e mercadológicas a projetos que promovam a saúde na comunidade.


Laboratório de Habilidades e Simulação Realística (LabSim)
É um diferencial da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais que oferece aos alunos simulações de cenas médicas realistas com recursos de robótica e inteligência artificial com alta tecnologia e equipamentos de última geração. No espaço, os estudantes vivenciam situações clínicas de urgência e emergência que poderão ser experimentados na prática real dos futuros médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e dentistas.
Os exercícios simulados desenvolvem as habilidades do futuro médico, antecipando situações que serão enfrentadas na prática dos últimos anos da formação, mas sem envolver riscos à integridade física dos pacientes, numa pedagogia humanizada, formadora e ética.
O LabSim ocupa um espaço de aproximadamente 1,2 mil metros quadrados e é composto por 8 salas de habilidades, 4 salas de simulação, 4 salas de Debriefing e 12 consultórios. Possui alto grau de complexidade, estimulando habilidades práticas, cognitivas e comportamentais dos futuros profissionais.
Internato de Saúde Coletiva
O Internato Rural propicia aos estudantes atuarem no serviço de Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS) durante uma imersão de dez semanas em alguma localidade da zona rural de Minas Gerais.
A prática, oferecida a partir do 5º ano de curso, permite ao aluno conhecer o perfil epidemiológico e as necessidades de saúde da população, além de identificar as carências da região e desenvolver uma prática clínica humanizada e baseada no diálogo, muitas vezes com poucos recursos materiais e tecnológicos.
Há 30 anos, o internato é uma disciplina curricular dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Odontologia, aplicada sob a forma de estágio de imersão, cujo objetivo principal é proporcionar aos estudantes a compreensão entre doença e saúde na sociedade.