Mostra Virtual de Extensão
1ª MOSTRA VIRTUAL DE EXTENSÃO DA FCMMG
Sobre
A 1ª Mostra Virtual de Extensão da FCMMG, alinhada com a 19ª Campanha de Responsabilidade Social da ABMES, tem como objetivo apresentar os projetos sociais da FCMMG nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outras. Esta mostra reflete o compromisso da FCMMG com a responsabilidade social, buscando atender às necessidades da comunidade local e contribuir para seu desenvolvimento regional, além de promover a educação, melhorar a saúde e o bem-estar da população. Foram selecionados projetos de cada modalidade de extensão desenvolvida na FCMMG para esta 1ª Mostra Virtual de Extensão.
Campanha de Responsabilidade Social da ABMES
A Campanha
A Campanha de Responsabilidade Social da ABMES é uma parte fundamental da avaliação das instituições de educação superior, conforme estabelecido pela Lei nº 10.861/2014. Desde 2005, a ABMES realiza essa campanha para destacar as ações de responsabilidade social das instituições ao longo do ano. Ao aderir à Campanha, a FCMMG contribui para aumentar a conscientização sobre o papel crucial das instituições particulares de ensino superior no desenvolvimento social, econômico e cultural do país.
Extensão
Na FCMMG
A Extensão Universitária na FCMMG é uma prática que visa estreitar os laços entre a instituição e a sociedade, promovendo interação social. Essas atividades devem seguir diretrizes de impacto, diálogo e interdisciplinaridade, refletindo-se em ações e produção acadêmica que gerem impacto social, especialmente abordando crises e problemas sociais.
A FCMMG categoriza suas atividades de extensão em cinco modalidades: projetos de extensão docente, projetos de extensão discente, projetos de extensão de ligas acadêmicas, projetos de extensão institucionais e projetos e ações de extensão curriculares.
Esta iniciativa reflete nossos princípios de responsabilidade social no ensino superior, compartilhando e celebrando os projetos e atividades de extensão desenvolvidos por nossos estudantes, professores e colaboradores. Mostramos assim como a educação superior pode ser um agente transformador positivo na sociedade.
Extensão
Docente
A Doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum, afetando predominantemente pessoas com mais de 60 anos, com progressão incapacitante. O projeto "Viva Melhor com Parkinson" adota uma abordagem interdisciplinar para oferecer cuidados aprimorados a pacientes com DP e outros tipos de parkinsonismos, mantendo seu foco na promoção da saúde e na prevenção da progressão da doença. O objetivo principal do projeto é avaliar, promover atividades terapêuticas e realizar atividades educativas para aprimorar a qualidade de vida e a capacidade física de pessoas com DP e outros parkinsonismos.
Quando se trata de crianças com deficiência, as famílias, muitas vezes lideradas por mães cuidadoras, enfrentam enormes responsabilidades, desafios e mudanças na rotina. Essas mães frequentemente enfrentam fragilidades econômicas, sociais e de saúde. Portanto, o objetivo do Cuide-se para cuidar foi incentivar o autocuidado entre as mães de crianças com deficiência. Foram realizadas rodas de conversa presenciais com os estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia em duas instituições de saúde sem fins lucrativos em Belo Horizonte, abordando temas de interesse das mães, focando no autocuidado e na promoção da saúde.
No Brasil, adolescentes que cometem ato infracional cumprem medida socioeducativa em Unidades de Semiliberdade, Provisória ou Internação, a fim de inibir reincidência e com propósito de ressocialização. O Projeto “Saúde Bucal é Legal” almeja que os adolescentes acautelados no Sistema Socioeducativo se sintam acolhidos, estimulados e empoderados para cuidar da própria saúde bucal, tanto dentro quanto fora das unidades e pretende ainda contribuir para a formação profissional e cidadã dos acadêmicos. Foram realizadas visitas mensais a quatro instituições socioeducativas (provisórias e de internação) de Belo Horizonte, contemplando aproximadamente 250 jovens de 12 a 20 anos de idade.
O objetivo do Projeto Mulheres Ativas é desenvolver atendimento multidisciplinar à saúde da mulher no climatério e pós menopausa, de forma a inserir o exercício físico como fator promotor de qualidade de vida, avaliando seu impacto nos parâmetros cardiovasculares e metabólicos. O projeto foi desenvolvido mulheres entre 45 a 60 anos. Foram realizados atendimentos individualizados pelos acadêmicos dos quatros curso de saúde institucionais. A partir de uma avaliação inicial, receberam a prescrição de exercício físico individualizada e outras orientações referentes aos cuidados com a saúde.
Discente
As “Gelotecas” são bibliotecas customizadas dentro de geladeiras antigas e inutilizadas, se tornando objetos que despertam curiosidade e alegria pelos livros. A proposta do “Geloteca” é proporcionar um contato lúdico e prazeroso com os livros, incentivando o hábito de ler de forma regular, desenvolvendo habilidades linguísticas, ampliação do vocabulário, estímulo à imaginação e criatividade, e fortalecimento da autonomia intelectual. Dessa maneira, o projeto buscou implementar uma rotina de incentivo à leitura, além de garantir a renovação constante dos livros por meio de campanhas de arrecadação junto aos alunos da FCMMG e da comunidade externa.
A atuação multidisciplinar é fundamental para atletas jovens de futebol, com o intuito de promover plena saúde e performance dos mesmos. Por meio do suporte multidisciplinar com interface entre Fisioterapia, Psicologia e Medicina, este projeto busca avaliar, diagnosticar, tratar e identificar fatores físicos e mentais que interferem diretamente ou indiretamente na performance dos atletas. Foi realizado uma avaliação prévia na pré-temporada em todas as categorias de futebol do clube contemplado e após interação dos dados da avaliação física (medicina), dos fatores de risco para lesões (fisioterapia) e mentais e sono (psicologia) é proposto uma ação de intervenção para os atletas. A intervenção é baseada no perfil de risco destes atletas, mapeadas na avaliação. Esta intervenção é separada em grupos de baixo, médio e alto risco global e multidisciplinar sendo individual e direcionada para os objetivos de cada grupo.
Pensando na restrição na participação social característica de pessoas com disfunções neurológicas, propomos um projeto de extensão que ofereça oficinas de arte e trabalho, com tarefas artísticas e laborais que possam ser instituídas em seu dia a dia. Além de possibilitar a interação social desses indivíduos, esper-se estimular a capacidade motora e cognitiva de forma desafiadora e lúdica. Por meio do suporte interdisciplinar, esse projeto visa promover oficinas de arte e trabalho para pessoas com disfunções neurológicas e assim alcançar os seguintes objetivos específicos: (1) utilizar a arte como estratégia de manutenção do status funcional; (2) promover reintegração social por meio das oficinas; (3) promover novas oportunidades de lazer e trabalho por meio das oficinas.
Curricular
Urbanidades - Promoção da Saúde para Todos
O crescimento das cidades é um fenômeno global, impulsionado pela busca de oportunidades e variedade de estilos de vida. Atualmente, mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas, e no Brasil, esse número ultrapassa 80%. No entanto, o rápido crescimento urbano trouxe desafios significativos para a saúde, como doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), afetando especialmente as populações de baixa renda e escolaridade. Enfrentar as DCNT têm se concentrado na modificação dos fatores de risco individuais, mas o ambiente urbano desempenha um papel crucial na promoção da saúde. Populações urbanas de baixa renda frequentemente sofrem com a falta de saneamento, condições de moradia precárias e riscos à saúde evitáveis. A urbanização na América Latina trouxe problemas como a industrialização, degradação ambiental, congestionamentos e falta de transporte público eficiente, além de questões de insegurança alimentar e ilhas urbanas de calor. Os desafios de criar cidades saudáveis são complexos e vão além das competências do setor de saúde. As políticas públicas ainda não resolveram os problemas estruturais que afetam a saúde nas grandes cidades. É fundamental adotar uma abordagem multidisciplinar e considerar os determinantes sociais da saúde. Em 2023, foi lançada a iniciativa "Urbanidades", que busca abordar os impactos da vida moderna em cidades como Belo Horizonte, promovendo ações de saúde e engajando futuros médicos na compreensão dos desafios urbanos. Isso reflete o compromisso de compartilhar conhecimento e responsabilidade social da Faculdade em relação à comunidade. Em resumo, enfrentar os desafios da saúde urbana requer uma abordagem ampla, envolvendo múltiplas disciplinas e esforços da comunidade, além de políticas públicas eficazes. "Urbanidades" é um passo importante na direção certa para tornar as cidades mais saudáveis e equitativas.
Educação sobre saúde íntima para profissionais do sexo
A prostituição é uma atividade comercial de exploração da sexualidade humana citada como uma profissão antiga. Muitas mulheres desenvolvem este tipo de atividade como fonte de renda e meio de sobrevivência sendo estigmatizadas e excluídas da sociedade, abdicando por muitas vezes do usufruto do seu direito à saúde, motivadas por vergonha ou medo. Políticas públicas de atenção integral à saúde da mulher garantem o direito à saúde para todas as mulheres brasileiras. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes do curso de Enfermagem em uma atividade extensionista com foco em educação sobre saúde íntima para mulheres profissionais do sexo. Método: Trata-se do relato da experiência de doze acadêmicos de Enfermagem, com a orientação de dois professores de uma instituição de ensino superior privado, sobre uma atividade de extensão desenvolvida nos dias dois e dez de maio de 2023, em um prostíbulo localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Houve uma visita para reconhecimento e aproximação e outra para execução da ação, que se deu através de roda de conversa. Resultados: Quatorze mulheres participaram da atividade demonstrando sentimentos e expressões de acolhimento, ficando à vontade, e fazendo indagações durante a roda de conversa. As dúvidas mais comuns foram sobre o uso da ducha vaginal, possibilidade de transmissão de vaginites e vaginoses entre homem e mulher, e sobre o uso de soluções perfumadas na vagina. Todas as dúvidas foram respondidas de forma clara e objetiva, para que elas tivessem seus questionamentos sanados. No final da atividade, os acadêmicos distribuíram uma cartilha sobre cuidados com a saúde íntima feminina. Conclusão: A implementação de práticas de educação em saúde pode desempenhar um papel fundamental na promoção da aproximação entre profissionais de saúde e profissionais do sexo, visando ao acolhimento e ao estabelecimento de vínculos. Além disso, atividades de extensão acadêmica proporcionam aos estudantes uma valiosa oportunidade de se familiarizarem com a realidade dessas comunidades, desenvolvendo habilidades de comunicação e promovendo seu crescimento profissional.
Humanização e Educação em saúde - Paulo de Tarso
Trata-se de uma atividade de extensão curricular do curso de Fisioterapia. A atividade de extensão promove as bases da Política Nacional de Humanização, favorecendo a promoção da integralidade, equidade e humanização do cuidado ao paciente. Favorece o despertar do aluno para a construção de um profissional mais humanizado, com escuta qualificada e respeitando as necessidades do paciente, com ou sem deficiência. As práticas em educação à saúde favorecem a expansão do conhecimento nas populações envolvidas e favorecem a reflexão do aluno nas estratégias específicas de determinado grupo para a promoção de uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, as atividade estimulam o autocuidado e a autonomia das pessoas, famílias, grupos e comunidades e reconhecendo os usuários como protagonistas ativos de sua própria saúde.
Orientação Profissional no contexto escolar: autoconhecimento e conhecimento sobre o mundo das profissões
Muitos jovens enfrentam a falta de oportunidades para receber orientação profissional durante o processo de escolha de suas carreiras. Isso ocorre frequentemente devido à limitação de recursos nas instituições educacionais. No entanto, é fundamental reconhecer que a Orientação Profissional desempenha um papel essencial na vida dos jovens contemporâneos. Seu objetivo principal é auxiliar os indivíduos na construção de um projeto de vida que abrange escolhas profissionais e planejamento de carreira. Para alcançar esse objetivo, é fundamental que os jovens tenham a chance de explorar suas próprias características pessoais, refletir sobre suas experiências de vida e adquirir conhecimento sobre as diversas opções profissionais disponíveis no mercado de trabalho. Nesse sentido, as ações de orientação profissional realizadas em contextos escolares se justificam pela importância social de proporcionar aos jovens oportunidades que enriqueçam seu autoconhecimento. A ação te como objetivo: Desenvolver programas de orientação profissional em escolas, direcionados a adolescentes; Expandir o conhecimento dos adolescentes sobre si mesmos e sobre as diversas profissões e dinâmicas do mundo do trabalho contemporâneo por meio desses programas Essas iniciativas visam capacitar os jovens para tomar decisões de carreira mais informadas e alinhadas com seus interesses e habilidades, contribuindo assim para o crescimento individual e o progresso da sociedade como um todo.
Promoção da saúde e prevenção em saúde bucal para jovens do ensino médio integral
Escolas em regime de tempo integral têm se destacado como locais ideais para ouvir e atender demandas de saúde. Entre as atividades oferecidas, as oficinas do Programa Saúde na Escola (PSE) desempenham um papel importante ao promover a saúde e prevenir problemas de saúde entre os estudantes. No contexto disso, a disciplina de Saúde Coletiva em Odontologia propôs a participação de acadêmicos do curso de Odontologia no PSE, com o objetivo de planejar e executar projetos de extensão em escolas públicas nas regiões leste e centro-sul de Belo Horizonte. O principal objetivo desses projetos é promover a saúde bucal e prevenir problemas nessa área entre os estudantes de uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Belo Horizonte. Para alcançar esse objetivo, os acadêmicos realizaram um diagnóstico situacional por meio de observações ativas e interações com a comunidade escolar. Durante essas interações, eles coletaram informações sobre o público-alvo, conheceram o ambiente escolar e entenderam as necessidades identificadas pelos gestores. A coordenação do projeto solicitou que os acadêmicos abordassem o tema dos piercings bucais, já que muitos estudantes realizam essa prática. Além disso, o diretor sugeriu que os acadêmicos conversassem com os alunos sobre a profissão de cirurgião-dentista e as diferentes formas de ingresso nas universidades. Com base nesse contato inicial, os acadêmicos realizaram reuniões para definir os objetivos, metas, orçamento e cronograma do projeto. Para preparar as oficinas, eles estão conduzindo revisões da literatura sobre os temas a serem abordados, e todo o material desenvolvido passa por revisão técnica-científica realizada pela orientadora cirurgiã-dentista. Nas oficinas, os acadêmicos utilizam a Metodologia Ativa de Aprendizagem, incentivando os estudantes a participar ativamente na construção do conhecimento. O projeto está em andamento e está previsto para ser concluído em novembro. No entanto, já foram realizadas algumas oficinas, e os resultados preliminares indicam que as ações estão sendo bem-sucedidas na promoção da saúde bucal e na resposta às necessidades da comunidade escolar.
Ligas Acadêmicas
As principais causas de cegueira na infância são evitáveis e, se adequadamente tratadas, não resultam em perda de visão. Dado que o desenvolvimento visual da criança ocorre até os 7 anos, é crucial que o diagnóstico e o tratamento sejam realizados até essa idade, a fim de prevenir complicações como cegueira ou baixa visão. O "Projeto de Extensão Olho no Olho," proposto pela Liga de Oftalmologia da FCMMG tem como principal objetivo a prevenção da cegueira e a promoção da saúde ocular, visando garantir uma melhor qualidade de vida para a população. Para alcançar esse objetivo, são realizadas triagens para detectar erros refracionais, utilizando a tabela de Snellen, e aplicados questionários para identificar queixas oftalmológicas em alunos das escolas municipais da Prefeitura de Belo Horizonte. Quando são identificados fatores de risco ou alterações na acuidade visual, as crianças são encaminhados para os serviços oftalmológicos disponíveis na rede do SUS.
Projeto de extensão de impacto social da LAES, EmpreendeSaúde, objetiva levar educação financeira e empreendedora para estudantes do ensino médio de escolas públicas de Belo Horizonte. Ele prevê que os ligantes promovam encontros com aulas expositivas, dinâmicas e discussões para turmas de alunos de 15 a 18 anos, sobre conceitos que irão promover uma formação do indivíduo com maior autonomia e maior conhecimento sobre sua vida profissional e suas perspectivas de carreira. Principais resultados alcançados: Espera-se que ao final, que os estudantes da escola parceira saibam os conceitos básicos de educação financeira, empreendedorismo e construção profissional, possibilitando que se tornem indivíduos mais íntegros e conscientes de sua condição de oportunidade no mercado de trabalho e na vida profissional. População Alvo: jovens do ensino médio do IEMG com idade entre 15 e 18 anos. Estima-se um número de 60 alunos impactados com o projeto.
A Nutrologia abrange temáticas relevantes para a manutenção e melhora da qualidade de vida da população. Todavia, os benefícios de uma boa alimentação não são muito difundidos e compartilhados. Vários quadros patológicos de alta prevalência no brasil teriam impacto positivo com ações voltadas à Nutrologia. Assim, é imprescindível difundir conhecimento amplamente para a população, com foco nos grupos sociais mais vulneráveis. Justificativa: Com esse desconhecimento relativo à alimentação saudável, é notório que práticas de educação em saúde podem ser extremamente benéficas para promover saúde de grupos vulneráveis impactados por essas ações. Situação Problema: Nas diretrizes voltadas à prevenção e à terapêutica de enfermidades de alta prevalência, estão incluídas mudanças de hábitos alimentares, bem como inserção de nutrientes específicos, como tratamento não-farmacológico. Isso mostra os potenciais benefícios de ações voltadas à Nutrologia para a comunidade. Público-alvo: Pessoas em situação de vulnerabilidade, abrangendo todos os perfis etários e sexo, focando em classes sociais menos favorecidas que possuam um potencial terapêutico mais acentuado com a implementação de uma nutrição balanceada. Metodologia: Os ligantes serão alocados em grupos para avaliação nutricional dos pacientes, fazendo o diagnóstico situacional e indicando condições de risco da população analisada. Após esse procedimento, serão feitas rodas de conversa para atender as demandas do local e realizar medidas de promoção à saúde. Por fim, será realizada uma pesquisa de satisfação para mensurar o impacto da ação e um artigo no formato de relato de experiência para apresentação dos resultados obtidos. Resultados esperados: Aprimoramento dos conhecimentos sobre Nutrologia pelos ligantes, além de impactar a população com estímulo à alimentação saudável e melhora da qualidade de vida, reduzindo o impacto de comorbidades existentes e colaborando na prevenção do surgimento de demais quadros patológicos. Enfim, espera-se também colaboração à comunidade acadêmica com elaboração de artigo científico.
Este projeto tem como objetivo o acolhimento psicológico de adolescentes em situação de instabilidade e/ou vulnerabilidade psíquica emocional com potencial de produzir consequências danosas à saúde mental e à qualidade de vida desses indivíduos. Esse acolhimento se dá de modo individual a partir da metodologia que proporciona intervenção em saúde mental pela técnica de Acolhimento Psicológico. A técnica que considera as particularidades dos sujeitos de forma direcionada, focalizada e especializada, diante do sofrimento psíquico, dificuldades e impasses da vida escolar. Essa estratégia tem como finalidade a promoção de saúde na localidade. Os beneficiários finais de uma formação acadêmica integral são os participantes das atividades de Extensão, que têm tal ambiente como espaço de livre para falar e se expressar sobre o seu sofrimento psíquico, além de ser encaminhado para a rede de saúde mental do município quando necessário. Como metodologia, tem-se como instrumento as técnicas do Acolhimento Psicológico por meio do atendimento individual, sendo realizado dentro do ambiente escolar, onde serão cedidas salas de aula pela instituição. Ao fim dos atendimentos, os ligantes, professores responsáveis pelas turmas e direção irão se reunir para discutir as possíveis condutas para os casos, de forma individualizada, analisando a necessidade ou não de encaminhamento e acompanhamento psicoterapêutico em serviços de saúde mental.
Institucionais
O Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ) tem como objetivo assessorar a Justiça de Primeira e Segunda Instâncias na individualização da aplicação e execução das medidas socioeducativas, penas e medidas de segurança para os pacientes judiciários. O PAI-PJ recebe casos para avaliação e acompanhamento encaminhados por determinação judicial ou demanda espontânea. Os pedidos são recebidos pela secretaria de acolhimento, que os registra e encaminha para avaliação jurídica e psicossocial. Atualmente, a secretaria de acolhimento do PAI-PJ enfrenta uma alta demanda por atendimentos, o que excede as possibilidades oferecidas pelo termo de cooperação entre o TJMG e a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FMC-MG). Nesse contexto, surge o projeto "Acolhida PAI-PJ", que propõe uma nova abordagem para o acolhimento por meio de um Projeto de Extensão Interdisciplinar, em parceria com estágios curriculares previstos nos cursos de graduação oferecidos pela FCM-MG. Essa iniciativa busca lidar de forma mais eficaz com a crescente demanda e proporcionar um serviço mais abrangente aos pacientes judiciários.
O Projeto "Ciências Médicas no Taquaril" é uma colaboração estabelecida desde 2019, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). As ações da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) no bairroTaquaril envolvem uma série de atividades realizadas na Obra Social Paróquia São Gabriel (OSPSG).
Dentro desse projeto, duas ligas acadêmicas desempenham um papel fundamental: a LAPPA (Liga Acadêmica de Puericultura, Pediatria e Adolescência) e a LASM (Liga de Saúde Mental). Além das atividades regulares dessas ligas, o projeto também promove um grande evento para a comunidade local, denominado "Ciências Médicas no Taquaril".
A partir deste semestre, foram iniciados encontros mensais com a equipe de monitores da OSPSG, coordenados pelos professores João Henrique Santos e Raquel de Carvalho Lana. Até o momento, já ocorreram dois encontros, nos dias 11 de Agosto e 22 de Setembro. Esse projeto representa uma valiosa iniciativa na área da saúde e educação, beneficiando a comunidade do Taquaril.
No dia 29 de abril de 2023, ocorreu o "II Curso de Primeiros Socorros para Brigadistas Florestais Voluntários(as)" nas instalações do Laboratório de Habilidades e Simulação Realística da Faculdade Ciências Médicas em Belo Horizonte (FCM-MG). O curso reuniu 43 brigadistas ativos de várias cidades, incluindo Belo Horizonte, Mateus Leme, Pará de Minas, Lagoa Santa, Itabira e Barbacena. Durante o evento, foram conduzidas oficinas práticas abordando temas como atendimento inicial em casos de desmaio, convulsão, suporte básico de vida, imobilização e prevenção de acidentes com animais peçonhentos.
A organização do curso e a realização das oficinas ficaram a cargo das Ligas Acadêmicas de Medicina Cardiovascular (LIAMC), de Neurologia (LAN), de Urgência e Emergência (LAURGE) e de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (LADECC). Essas ligas são compostas por estudantes e professores dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia da FCM-MG. Essa iniciativa faz parte do Programa de Extensão "Cuidados com a Saúde dos Brigadistas Florestais," que teve início em 2022, resultado de uma parceria entre a instituição de ensino e a Brigada-1, visando aprimorar a saúde e segurança dos brigadistas florestais.
Em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), os extensionistas, alunos da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais realizaram a simulação de um acidente automobilístico, com o objetivo de fortalecer a campanha do Maio amarelo: “No trânsito, escolha a vida”. A ação tem o propósito de conscientizar a população, inspirando mudanças de comportamento no trânsito, de modo a reduzir ocorrências como batidas, atropelamentos e outros imprevistos que podem causar danos irreversíveis.