Inserir Shortcode

Parceria entre Ciências Médicas e CET-MG levou conhecimento de primeiros socorros a centenas de estudantes de BH

Parceria entre Ciências Médicas e CET-MG levou conhecimento de primeiros socorros a centenas de estudantes de BH

O mês de maio foi dedicado a ações de prevenção no trânsito como parte da campanha Maio Amarelo. A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) participou desta iniciativa em parceria com a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG).

A primeira ação ocorreu em 15 de maio, no Dia D da campanha Maio Amarelo, com a III Mostra de Educação e Segurança no Trânsito, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na ocasião, várias escolas públicas e privadas de Belo Horizonte levaram turmas do ensino médio para aprender mais sobre regras de trânsito e interagir em um circuito de atividades. A participação da FCM-MG foi conduzida pelo setor de Pesquisa e Extensão, contando com estudantes de graduação dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Odontologia.

Alunos e professores promoveram treinamentos de ressuscitação cardiopulmonar, instruções básicas de socorro às vítimas e prevenção de agravos em acidentes, além de orientações gerais sobre os cursos e sua relação com o tema da campanha. A iniciativa também teve a colaboração da Liga de Urgência e Emergência (LAURGE), que realizou dois simulados de resgate pós-acidente de trânsito, em parceria com o Corpo de Bombeiros.

No dia 21 de maio, as atividades aconteceram no Colégio Batista, unidade Floresta, com a participação da Liga Acadêmica de Ortopedia e Medicina do Esporte (LAORTE) que atua no Hospital Universitário (HUCM). Eles conduziram oficinas de ortopedia básica no trauma e socorro básico de vida junto com uma professora do curso de Fisioterapia, Raquel Lana. Além disso, a professora do curso de Psicologia, Denise Salim, conduziu uma oficina sobre psicologia do trânsito.

Em 24 de maio, a ação foi realizada no Colégio Tiradentes, unidade Santa Tereza, com a participação da LAORTE e dos alunos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia e Odontologia. As atividades incluíram oficinas de ortopedia básica no trauma e socorro básico de vida, além de uma oficina de psicologia do trânsito. De forma lúdica, os alunos de Odontologia organizaram uma brincadeira tipo “passa ou repassa” com perguntas sobre traumas bucomaxilofaciais em acidentes de trânsito.

No dia 27 de maio, o Diretor de Pesquisa e Extensão da FCM-MG, Professor José Felippe Pinho da Silva, o aluno do 10º período de Medicina e presidente da LAORTE, João Victor Fernandes, e a estudante do 8º período de Medicina e diretora de Extensão e Estágio da LAURGE, Larissa Jardim Melo, participaram da cerimônia de encerramento da campanha Maio Amarelo, na Escola Estadual Barão do Rio Branco.

Fechando o ciclo de atividades do mês, no dia 29 de maio, os ligantes da LAORTE participaram da ação na Praça da Savassi, no quarteirão da Av. Antônio de Albuquerque. Os estudantes ensinaram, a quem passava pela região, métodos de imobilização de básica de trauma ortopédico e reanimação cardiopulmonar (RCP). Além disso, participaram da simulação, junto com o Corpo de Bombeiros e o SAMU, de atendimento a duas vítimas de acidente de carro.

 

IMPRENSA

A campanha Maio Amarelo também ganhou espaço na imprensa, que contou com a colaboração de alunos e professores da FCM-MG.

 

A ação do Dia D da campanha “Maio Amarelo” – uma iniciativa de conscientização sobre acidentes de trânsito, realizada pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) – foi noticiada no Portal Viraliza. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Clique aqui

 

A participação da Faculdade Ciências Médicas no Dia D da campanha “Maio Amarelo”, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), foi destaque na TV Rede Minas.

Clique aqui 

 

O preceptor da Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM-MG), Dr. Lucas Galuppo, participou de uma entrevista na rádio OTEMPO FM, em parceria com Superintendente de Infrações e Controle do Condutor da CET-MG, Rita de Cássia Ribeiro.

Clique aqui 

 

A coordenadora do curso de Psicologia da FCM-MG, professora Tatiane Bacelar, participou do programa Sala de Estar, da TV Horizonte (23/05). Na pauta, o tema foi a campanha Maio Amarelo e o comportamento dos motoristas no trânsito.

Clique aqui

 

Durante a última ação da campanha Maio Amarelo (29/05), em parceria com a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), os ligantes da LAORTE/HUCM participaram de ação educativa na Praça da Savassi.

A estudante de medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Lettícia Haddad, concedeu entrevista para o Jornal da Itatiaia – 1ª edição, que foi ao ar no dia 30 de maio.

Clique aqui

Posts

relacionados

Mantenedora da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais nomeia primeira Diretora-geral na história

O Presidente do Conselho Diretor da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) nomeia a primeira Diretora-geral na história da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), uma das mais prestigiadas escolas...
18 julho 2024

Celebração de colação de grau da turma 70 do curso de Medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Momentos de grande emoção, vibração e alegria marcaram a celebração da colação de grau oficial e festiva da turma 70 do curso de Medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas...
17 julho 2024

Processo Seletivo de Acadêmicos para Projeto de Extensão Docente 2º 2024

O Setor de Pesquisa e Extensão da Faculdade Ciências Médicas – MG (FCM-MG) torna público o regulamento para seleção de estudantes nos projetos de extensão docente, que serão desenvolvidos no...
15 julho 2024

Ciências Médicas realiza I Congresso Internacional de Odontologia Minimamente Invasiva

O I Congresso Internacional de Odontologia Minimamente Invasiva e o I Encontro de Reabilitação Oral e Estética, foi uma produção dos acadêmicos do curso, sob supervisão do Professor Sérgio Drummond,...
25 junho 2024

Processo seletivo para bolsas – PROBIC/Laboratório de Prototipagem

A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) anuncia a abertura do regulamento para a seleção de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no Laboratório de Prototipagem 3D. As...
21 junho 2024

Ciências Médicas participa do projeto “Rua de Direitos” do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em BH

O projeto “Rua de Direitos” é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e foi realizado em parceria com a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG),...
19 junho 2024
Rolar para cima