FELUMA renova convênio com a FAPEMIG e garante bolsas de iniciação científica para alunos de graduação da Faculdade Ciências Médicas – MG
Aconteceu nessa terça-feira, 17 de março, a solenidade de assinatura para renovação dos convênios dos programas de bolsas concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
O evento contou com a presença do governador do Estado, Fernando Pimentel, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, e representantes de 86 instituições de ensino e pesquisa do Estado, incluindo a Faculdade Ciências Médicas, representada pelo presidente de sua Fundação mantenedora (FELUMA), Dr. Wagner Eduardo Ferreira.
Os convênios asseguram a possibilidade e o compromisso da FAPEMIG e, portanto, do Governo de Minas Gerais, de repassar recursos visando à manutenção e o fortalecimento do sistema mineiro de Ciência e Tecnologia. “As bolsas são muito significativas para o desenvolvimento de Minas. Para as instituições, que se caracterizam pela oferta de oportunidades de capacitação de jovens em C&T, estes recursos são a garantia de que planejar suas atividades de pesquisa e formação na área”, diz Vilela.
Na Faculdade Ciências Médicas – MG, essas bolsas e outras concedidas de forma institucional, são liberadas mediante processo de seleção, realizado anualmente por comissão interna, com base em condições e critérios pré-estabelecidos.
O objetivo é oferecer ao estudante a experiência do método científico em suas diversas etapas, desde o estudo aprofundado da literatura sobre um tema, até a preparação de trabalho para a publicação. Visa também introduzir o aluno no conjunto de questões relevantes relacionadas à investigação científica, tais como a ética em pesquisa, o método epidemiológico, a utilização dos recursos de informática em pesquisa e o levantamento bibliográfico.