Contas da Fundação também passaram por auditoria da KPMG e foram aprovadas sem ressalvas
Na última quinta-feira (11), o Conselho Deliberativo da Feluma, reuniu-se em sua sede, para deliberar sobre as Demonstrações Financeiras de 2023 (foto). Conforme previsão estatutária, a reunião ocorreu após os Conselhos Diretor e Fiscal da Fundação terem aprovado o relatório por unanimidade.
Durante a reunião, foi dada a palavra aos Conselheiros membros do Deliberativo, que fizeram manifestações positivas a respeito da gestão, ressaltando a valorosa evolução do Sistema Feluma. O demonstrativo financeiro também foi aprovado por unanimidade. A aprovação foi publicada no jornal Estado de Minas ediçâo do dia 14 de abril de 2024, atestando e aprovando o trabalho filantrópico exercido pela Feluma, o que a torna uma das poucas no país com este reconhecimento.
Para o Diretor-Executivo da Feluma, Túlio Gomes, os resultados apurados no exercício de 2023 não só apontam a melhora dos indicadores econômicos como também a evolução da gestão nos últimos 15 anos. “A aprovação dos números da Fundação, pelo relatório, que trouxe também relevantes indicadores de atendimento assistencial 100% SUS, reflete a qualidade e profissionalismo dos mais de 2.500 colaboradores que atuam, de forma dedicada, para fazer todo dia a saúde acontecer, nosso propósito”.
Além da aprovação do Conselho Deliberativo, as contas da Feluma foram aprovadas pela auditoria independente KPMG, uma das quatro maiores empresas de auditoria do mercado mundial. O parecer final foi emitido sem ressalvas, concluindo que as demonstrações financeiras apresentaram adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da instituição. A Feluma, intituição filantrópica, possui Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, publicado e válido até 31/12/2024.
Atuando com responsabilidade fiscal e social, a gestão da Feluma evidencia por meio da aprovação do relatório de 2023 a sólida base para realização dos planos estratégicos disseminados a todos os colaboradores do sistema Feluma. Com novos investimentos previstos, trazendo a ampliação da oferta de assistência 100% SUS, gerando novos empregos e oportunidades, inovando e garantindo a continuidade operacional do Sistema Feluma. No âmbito educacional, a Faculdade Ciencias Médicas tem nota máxima pelo MEC (5) e, atende, com sucesso, à todos os critérios do ProUni. Com isso, cerca de 20% do corpo estudantil possui bolsa pelo programa do governo federal, unindo assim responsabilidade social a trajetória solida e honrosa da Fundação que, há 74 anos cumpre a missão criada pelo médico Lucas Machado e os fundadores da Ciências Médicas e seus Institutos.
Clique no link abaixo e confira o relatório com as demonstrações financeiras:
Relatório – Demonstrações Financeiras Feluma 2023
Conselho Diretor da Feluma
Dr. Wagner Eduardo Ferreira
Presidente
Dr. Neylor Pace Lasmar
Vice-presidente
Dr. Eduardo Luís Guimarães Machado
Secretário-geral de Administração e Finanças
Diretoria da Feluma
Flávio de Almeida Amaral
Diretor de Estratégia e Novos Negócios
Túlio Pedrosa Gomes
Diretor Executivo
José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho
Reitor Feluma – Ciências Médicas de Minas Gerais