A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, vinculado ao Ministério da Educação, acaba de divulgar a sua avaliação quadrienal (2018/2021) dos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros e confirma: o Mestrado em Ciências da Saúde da Faculdade Ciências Médicas – MG é um dos melhores do país. A instituição é a única escola de medicina da região sudeste com programa stricto sensu classificado com a nota 4. No seleto ranking nacional, apenas outras 12 instituições particulares possuem a mesma pontuação.
A Capes avalia, a cada quatro anos, o desempenho dos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior públicas e privadas, localizadas no Brasil. O órgão do MEC analisa indicadores relativos à qualidade dos programas, da formação e ao nível de impacto social da produção intelectual.
O Mestrado em Ciências da Saúde da FCM-MG obteve conceito máximo em vários dos indicadores analisados. Em relação à qualidade do programa, o curso se destaca por seu planejamento estratégico, pelo nível de aprendizado do discente, pela produção intelectual, pelo perfil interdisciplinar e pela infraestrutura destinada às atividades de ensino e pesquisa.
No que se refere à qualidade da formação, o curso obteve conceito máximo pela qualidade da produção científica de discentes, egressos e professores, pelo elevado envolvimento do corpo docente, pela adequação das dissertações às linhas e projetos de pesquisa e pelo alto número de artigos publicados em periódicos classificados como A1, A2, A3 e A4 pelo Qualis Capes.
A Ciências Médicas também se diferencia na avaliação quadrienal por seu impacto econômico, social e cultural. De acordo com a Capes, o programa stricto sensu da Ciências Médicas – MG atuou em ações de extensão e transferência de conhecimento, bem como de apoio a políticas públicas, além de desenvolver atividades para solução de problemas regionais.
O desempenho do Mestrado da FCM-MG é um reflexo de mais de 70 anos de tradição no ensino em saúde, avalia o diretor acadêmico e operacional da Pós-graduação Ciências Médicas – MG. “A trajetória da Ciências Médicas é marcada por pioneirismo e inovação. O nosso Mestrado conquistou projeção nacional em menos de 10 anos de sua criação, feito realmente notável para uma instituição particular. A excelência do programa está relacionada ao investimento em corpo docente formado por pesquisadores de alto nível, infraestrutura e tecnologia de ponta, proposta pedagógica avançada e vocação social, marcas registradas da mantenedora, Feluma (Fundação Educacional Lucas Machado)”, explica.