Oftalmologistas do Instituto de Olhos Ciências Médicas – MG (IOCM-MG) se destacaram no XIX Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa (BRASCRS 2022) ao conquistarem 8 prêmios de melhores casos clínicos apresentados. O evento, considerado o maior da área no Brasil, foi realizado entre os dias 25 a 28 de maio, em Salvador, Bahia, e reuniu cerca de 3 mil profissionais e pesquisadores do mundo todo.
A delegação do IOCM que participou do BRASCRS 2022 contava com seis oftalmologistas, entre residentes e preceptores. Eles apresentaram casos clínicos considerados desafiadores ou inéditos. Três dessas apresentações estão entre aquelas que foram eleitas, por meio de votação do público, como as melhores. Outros quatro casos foram premiados, ao final, pela comissão científica do Congresso. Houve, ainda, um oitavo prêmio para o melhor vídeo cirúrgico apresentado na categoria Festival de Filmes.
Os médicos premiados foram o Dr. Bruno Trindade, chefe do Departamento de Córnea do IOCM, e o Dr. Leonardo Coelho Gontijo. Bruno avalia que o desempenho dos profissionais do Instituto reflete a qualidade do corpo clínico e também o incentivo para uma atuação inovadora. “Eu atribuo essa premiação expressiva à excelência do corpo clínico do IOCM. Principalmente pela instigação ao pensamento diferente, somos instigados a pensar fora da caixa, a ter criatividade. Temos reuniões científicas semanais que fomentam esse tipo de ambiente.”
[modula id=”37570″]
O Dr. Leonardo enfatiza o caráter de aprendizado do Congresso. “É um espaço para o oftalmologista se atualizar e ter certeza de que está fazendo uma boa prática. Muito do aprendizado profissional, atualmente, vem de artigos científicos e das experiências interpessoais compartilhadas em eventos como esse”. Ele acredita que a conquista das premiações serve para elevar o reconhecimento da oftalmologia mineira no Brasil e também no exterior. Ele atribui a conquista ao esforço e dedicação de toda a equipe. “Temos grupos de discussão em que nos preparamos de maneira contínua.”
Dentre as apresentações premiadas, Bruno Trindade destacou um caso de complicação tardia de cirurgia de catarata, a princípio, sem intercorrências. “O paciente desenvolveu um edema na córnea, com uma baixa de visão muito importante”, explica. “Nós fizemos o manejo operatório tradicional, com injeção de ar dentro do olho, mas não surtiu efeito. Para a nossa surpresa, houve uma melhora tardia, de forma espontânea”. De acordo com o professor, existem poucos relatos de complicações semelhantes a essa e a apresentação desse caso clínico no Congresso serve para documentar e alertar toda a comunidade oftalmológica.
Entre as 8 premiações conquistadas pelos oftalmologistas do IOCM, está a da categoria “Campeão Master”, pelo caso clínico “Ceratoplastia Lamelar Intraestromal: lidando com uma perfuração”, apresentado pelo Dr. Leonardo Coelho. Trata-se do relato de uma técnica relativamente nova de cirurgia de transplante de córnea. “É um preparo que a gente faz na córnea receptora de um paciente para que ele possa ser submetido ao transplante de uma maneira mais segura e simples. É uma cirurgia para casos avançadíssimos que anteriormente era realizada por meio de uma técnica extremamente complexa e perigosa.”
O reconhecimento do trabalho da equipe do IOCM não para por aí. O trabalho inovador do Dr. Leonardo foi selecionado para apresentação na edição de 2023 do encontro anual da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa (ASCRS, na sigla em inglês), considerado o evento da área mais importante do mundo.
Casos premiados pela Comissão Científica do BRASCRS 2022:
Campeão Master
Ceratoplastia Lamelar Intraestromal: lidando com uma perfuração (Dr. Leonardo Coelho Gontijo)
3º Melhor Caso Clínico
Ceratoplastia Lamelar Intraestromal: lidando com uma perfuração (Dr. Leonardo Coelho Gontijo)
4º Melhor Caso Clínico
Sarampo Ocular (Dr. Leonardo Coelho Gontijo)
5º Melhor Caso Clínico
Late Bilateral Descemet Membrane detachment after routine cataract surgery (Dr. Bruno Trindade)
Casos premiados por votação do público:
Proactive hydrophilic IOL exchange to avoid calcification after DMEK (Dr. Bruno Trindade)
Bilateral toric IOL implantation with intraocular pinhole to treat keratoconus (Dr. Bruno Trindade)
Ceratoplastia Lamelar Intraestromal: lidando com uma perfuração (Dr. Leonardo Gontijo)
Prêmio no Festival de Filmes:
FELLOW 2º colocado
The Challenge of Thin Pellucid Edges – As Simple as it Gets (Dr. Leonardo Coelho Gontijo)