Com o processo de globalização, a internacionalização dos programas de Pós-graduação entrou na rotina de atividades das instituições de ensino superior e tornou-se um indicador analisado pelo MEC em sua avaliação quadrienal. Ela funciona como uma importante experiência para estudiosos, que podem ampliar a sua visão acerca da área de conhecimento em que atuam.
Do ponto de vista acadêmico, a internacionalização tem o objetivo de promover o intercâmbio de pesquisadores e o compartilhamento de estudos realizados em diferentes contextos sociais e econômicos. Do ponto de vista institucional, o programa se insere no contexto internacional contribuindo com o desenvolvimento científico para além das fronteiras regionais.
Foi com esse objetivo, que a coordenadora do Mestrado Ciências Médicas, Prof.ª Dr.ª Alessandra Hubner de Souza, realizou, no início do mês de setembro, uma visita à NOVA Medical School, importante instituição de ensino superior localizada em Lisboa, Portugal. Na pauta, colaborações de pesquisa e intercâmbios de alunos das duas escolas, além da possibilidade de realização de disciplinas online colaborativas, em nível de pós-graduação.
A professora foi recebida pela vice-diretora para a Investigação, Dr.ª Patrícia Calado, pela Chefe de Serviço Acadêmico, Dr.ª Mónica Belchior, e pela Prof.ª Dr.ª Conceição Calhau, Subdiretora para a Extensão, que realizaram a apresentação das atividades acadêmicas e de pesquisa da NOVA Medical School.
“A visita possibilitou o estreitamento de laços com uma prestigiada instituição localizada em um país de língua portuguesa. Assim, ampliamos as atividades de internacionalização da Pós-graduação CMMG, o que pode resultar em oportunidades de intercâmbio para os alunos da Instituição”, enfatiza a Prof.ª Alessandra Hubner de Souza.