O Instituto de Olhos Ciências Médicas – MG (IOCM-MG) está entre os três melhores serviços de formação de residentes e especializandos em oftalmologia de Minas Gerais, de acordo com o ranking divulgado pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), que aplica anualmente a prova para que profissionais obtenham o título de especialista na área. Em âmbito nacional, o serviço, que oferece atendimento 100% SUS, ficou entre os 18 melhores.
O ranking leva em consideração os mais de 100 serviços credenciados pelo CBO no Brasil e foi elaborado a partir da média das notas obtidas em provas realizadas por residentes e especializandos de todo o País, nos últimos três anos. Esse desempenho do IOCM-MG é o reflexo de um alto padrão de formação, obtido por meio de avanços na gestão e dos altos investimentos em tecnologia de ponta, mão de obra especializada, aquisição de novos equipamentos, feitos pela Fundação Educacional Lucas Machado – Feluma, mantenedora do serviço, além da inauguração de uma nova unidade, no último ano.
Com a nova unidade, o IOCM-MG ampliou a capacidade de cerca de 600 atendimentos por dia para mais de dois mil. A estrutura possui área de aproximadamente 3 mil m², conta com Bloco Cirúrgico equipado para procedimentos de média e alta complexidade, 60 consultórios para consultas diversas, Clínica de Catarata, Clínica de tratamento de Glaucoma, sala multimeios para transmissão de cirurgias, posto de enfermagem, conta com 18 postos de atendimento simultâneo, além de equipe composta por 250 profissionais, entre médicos, funcionários assistenciais e administrativos, acadêmicos, residentes, entre outros.
O Instituto de Olhos Ciências Médicas – MG é referência em atendimento oftalmológico em todo Estado e atualmente realiza consultas e cirurgias de Catarata, Córnea, Estrabismo, Glaucoma, Plástica, Retina, consultas de Lente de Contato e Neuro-oftalmologia.
O ranking do CBO mostra que o IOCM-MG traduz no seu dia a dia, seja nos atendimentos à população, seja na formação de profissionais de excelência, a tradição da Ciências Médicas de mais de 70 anos de ensino e associado à assistência em saúde, como instrumento de formação e especialização de profissionais.