Inserir Shortcode

Inovação no tratamento do autismo: acadêmicos da Faculdade Ciências Médicas utilizam realidade virtual para ensino de emoções para crianças, adolescentes e adultos com autismo

Inovação no tratamento do autismo: acadêmicos da Faculdade Ciências Médicas utilizam realidade virtual para ensino de emoções para crianças, adolescentes e adultos com autismo

Os acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Débora Ramos, Eduardo Grachet e Ester Silva, sob a orientação da Dra. Camila Graciella Santos Gomes, estão avaliando inovações no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A equipe está usando a Realidade Virtual (RV) como uma ferramenta para o ensino de emoções para crianças, adolescentes e adultos com TEA, atendidas na Clínica de Psicologia do Ambulatório Ciências Médicas.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por alterações na comunicação social e pela presença de interesses restritos, comportamentos repetitivos e estereotipados. A realidade virtual é uma tecnologia capaz de criar a sensação de presença em um ambiente virtual e se configura como uma ferramenta promissora para auxiliar no desenvolvimento de pessoas com TEA, pois permite que terapeutas ofereçam um ambiente seguro, replicável e diversificado durante o aprendizado. A RV simula ambientes por meio da computação gráfica, permitindo o ensino de habilidades que podem ser generalizadas para ambientes naturais. Estudos indicam que o uso de inteligência artificial, aprendizado de máquina, realidade virtual e outros métodos avançados, estão sendo utilizados para diagnósticos, intervenções à distância e simulações de ambientes controlados.

O estudo visa avaliar os efeitos do uso de um software de realidade virtual no ensino de emoções para crianças, adolescentes e adultos com autismo. Os participantes utilizam óculos de realidade virtual (Meta Quest 2), proporcionando uma experiência imersiva e personalizada. A atividade, desenvolvida pela empresa Therafy, consiste em interações virtuais nas quais os participantes respondem a perguntas relacionadas ao reconhecimento de emoções. É como um game, no qual o ‘jogador’, nesse caso o paciente, entra em um jogo completamente imersivo, onde são recriadas de forma muito realistas situações como brincar no parquinho, jogar videogame, entre outras. A inteligência artificial do programa faz indagações ao ‘jogador’ quanto às emoções e sentimentos dos personagens durante estas interações e fornece recompensas conforme o jogador avança nos desafios.

Com a aplicação de técnicas avançadas, como inteligência artificial, aprendizado de máquina e realidade virtual, os acadêmicos buscam contribuir significativamente para diagnósticos, intervenções à distância e simulações em ambientes controlados.

Este estudo representa um passo importante na busca por abordagens inovadoras no tratamento do TEA, oferecendo novas possibilidades para o desenvolvimento emocional de pessoas com autismo.

Posts

relacionados

Processo Seletivo de Projetos de Extensão Extracurricular da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – 1º semestre de 2025

  O Setor de Pesquisa e Extensão da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) torna público o presente processo seletivo para concessão de recursos destinados ao desenvolvimento de projetos...
20 dezembro 2024

CMMG realiza I Simpósio Internacional sobre Doença Celíaca com sucesso de público

No dia 09 de dezembro, Belo Horizonte foi palco do I Simpósio Internacional sobre Doença Celíaca, um evento pioneiro em Minas Gerais, promovido pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais...
20 dezembro 2024

Alunos do curso de Medicina realizam último Mutirão de Cirurgias Ambulatoriais do ano

No último sábado, 14 de dezembro, a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), em parceria com a Liga Acadêmica de Cirurgia da Ciências Médicas (LACCIME), realizou o terceiro e...
19 dezembro 2024

II Edição do Prêmio Docente Destaque – Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da FCM-MG

A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) realizou a II Edição do Prêmio Docente Destaque, uma iniciativa que valoriza e reconhece a excelência acadêmica dos docentes do programa de...
19 dezembro 2024

Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO) realiza mutirão de inserção de DIU no ACM-MG

No último sábado (30/11), a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), em parceria com a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO), realizou um mutirão de inserção de DIU...
6 dezembro 2024

LACCIME realiza Mutirão de Cirurgia Ambulatoriais

No último sábado, 23 de novembro, a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), em parceria com a Liga Acadêmica de Cirurgia da Ciências Médicas (LACCIME), realizou um mutirão de...
28 novembro 2024
Rolar para cima