O alto padrão de ensino da Faculdade Ciências Médicas – MG foi, mais uma vez, reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC. O órgão renovou o credenciamento da Instituição para a continuidade da oferta de cursos na modalidade EaD, conferindo a nota 5, o conceito máximo.
A comissão de avaliadores do MEC analisou a FCM-MG por meio de indicadores compreendidos nos seguintes eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura. A partir de avaliação criteriosa, a Instituição se destacou pela proposta pedagógica que compreende ambientes de aprendizagem, tanto presenciais quanto à distância, que promovem a interatividade em suas múltiplas dimensões, a valorização de processos cooperativos e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes e que facilitam a efetividade do aprendizado.
A comissão observou que a Ciências Médicas – MG disponibiliza para os alunos da modalidade EaD recursos funcionais avançados e de alta qualidade, por meio de uma política de ensino baseada em métodos e técnicas didático-pedagógicas que garantem o atendimento educacional especializado, a interdisciplinaridade e a promoção de ações reconhecidamente exitosas e inovadoras.
O relatório final emitido pelo MEC, evidencia que a FCM-MG implementa na prática sua missão, objetivos e valores, a partir das políticas de ensino, de extensão e de pesquisa, que se traduzem em ações institucionais internas, transversais a todos os cursos, e externas, por meio de projetos envolvendo a comunidade acadêmica. O corpo docente é composto de mais de 80% de mestres e doutores, existe a colaboração e interface com universidades estrangeiras, além de campo de formação prática e assistência de qualidade por meio de rede assistencial própria com atendimento 100% SUS.
A avaliação destacou a atuação da Comissão Própria de Avaliação – CPA em sintonia com a política de gestão da qualidade e a norma ISO 9001. “A CPA e o Setor de Qualidade realizam um sério e importante trabalho de gerenciamento dos resultados da autoavaliação institucional, identificando os avanços e os desafios em cada setor e definindo as propostas em termos de melhorias para a excelência dos serviços prestados pela Instituição”, conforme trecho do relatório.
A nota 5 foi celebrada pelo Conselho Diretor da Fundação Educacional Lucas Machado – Feluma, mantenedora da Ciências Médicas – MG, que compartilhou a conquista com todo corpo técnico-administrativo e acadêmico. “É fruto do trabalho em equipe e do firme comprometimento com a promoção de ensino em saúde inovador, pautado pelos mais altos parâmetros de excelência”, destacou o Dr. Wagner Eduardo Ferreira, presidente da Feluma.
Para o diretor da FCM-MG, Prof. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, o recredenciamento da modalidade EaD, com conceito máximo, é uma chancela de qualidade oferecida pelo MEC. “Ao conferir a nota 5 para o ensino a distância da Ciências Médicas, o MEC respalda que a tradição de mais de 70 anos também está presente nessa modalidade educacional que permite levar a nossa formação para um número cada vez maior de pessoas”.