A cidade de Carmésia, localizada a 232km de Belo Horizonte é uma das parceiras do Internato de Saúde Coletiva, também conhecido como Internato Rural. A Disciplina desenvolvida sob a forma de estágio visa promover a integração das atividades de ensino com os serviços públicos de saúde, e está presente na grade curricular dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia.
Um dos principais objetivos neste ano, dentro das atividades propostas para a cidade, era o de conscientizar as mulheres a respeito da realização do exame preventivo papanicolau e da mamografia, como principais formas de rastreio dos cânceres de colo de útero e mama, respectivamente.
Para isso, desde o início do ano foi criado um cronograma que incluía: roteiro de busca ativa das mulheres, planilha de controle dos exames em dia e atrasados e realização do exame preventivo.
Como o mês de outubro é considerado o de promoção da saúde da mulher, ele não poderia ter passado em branco. Por isso, um evento organizado pelas acadêmicas do 10º período de Medicina Júlia Carvalho e Thais Lins, juntamente com as acadêmicas do 9º período de Enfermagem da UFMG, Elisa Lima e Silva e Flávia Vaz, foi realizado contando com a participação de cerca de 400 pessoas, incluindo três Escolas Municipais e duas tribos indígenas.
Um circuito da mulher que consistia em cinco stands (DST, cânceres de colo de útero e de mama, exame preventivo e mamografia, espaço da beleza e lanche) foi disposto em um espaço interativo com vídeos promocionais e mural de recados. Tudo na intenção de promover o conhecimento e disseminar mais informação.