Foi realizado, no último dia 19 de novembro, no Teatro Feluma, o evento de lançamento do livro “Ginecologia Minimamente Invasiva – Histeroscopia”, de autoria dos professores Walter Antônio Prata Pace, João Oscar de Almeida Falcão Júnior e Francisco de Assis Nunes Pereira. A obra retrata a experiência dos autores no ensino da Histeroscopia, curso que, há 16 anos, integra o portfólio da pós-graduação de Ginecologia Minimamente Invasiva da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, que já capacitou mais de 600 médicos especialistas.
Além dos autores, estavam presentes no evento, o presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, o diretor geral da Pós-graduação Ciências Médicas, Prof. Marcelo Miranda e Silva, o vice-diretor da Faculdade Ciências Médicas, Prof. Rafael Duarte Silva, o diretor geral do Hospital Universitário Ciências Médicas, Dr. Antônio Carlos de Barros Martins, e o médico convidado Prof. Luiz Cavalcanti de Albuquerque Neto.
O livro publicado descreve, em detalhes, todas as técnicas histeroscópicas e sua grande contribuição para o diagnóstico e o tratamento das mais diversas patologias uterinas, explicando, orientando e levando aos profissionais o conhecimento adquirido pelos autores ao longo de mais de 35 anos de ensino da Histeroscopia.
Em sua fala, o Dr. Wagner relembrou o desenvolvimento da Ciências Médicas nos últimos 16 anos, período que coincide com o lançamento dos cursos de Pós-graduação em Ginecologia liderados pelo Walter Antônio Prata Pace. “O seu crescimento cientifico [Walter], do ponto de vista de sua obra, sempre esteve dentro da casa e apoiado pela Ciências Médicas nesses 16 anos”, disse. Na sequência ele destacou o compromisso da Feluma de “apoiar iniciativas do ponto de vista de ensino, pesquisa e inovação tecnológica.”
O Prof. Marcelo Miranda falou da contribuição da Pós-graduação Ciências Médicas para a saúde da mulher, trabalho que resultou no livro. “Hoje são cerca de 600 profissionais espalhados pelo Brasil, levando o nosso nome, a nossa tradição, atuando com competência em uma área tão sensível para a saúde da mulher.” Ele também expressou o seu contentamento em participar do processo que deu origem à obra. “Eu, particularmente, sou um privilegiado porque conheço uma parte importante desta trajetória, estive muito perto.”
Para o Prof. Rafael, o livro reforça o papel da Faculdade Ciências Médicas na produção de conhecimento científico. “A Faculdade se destaca pela produção de conhecimento e isso está representado nesse livro. Algo que faz com que a Instituição se perpetue ao longo dos anos e mantenha a sua tradição.”
A parte prática descrita no livro foi toda construída dentro do Hospital Universitário Ciências Médicas, de acordo com o diretor geral Dr. Antônio Carlos de Barros Martins. “Para nós do HUCM, é motivo de satisfação muito grande ver o livro publicado, porque nós também fazemos parte deste projeto, participamos integralmente durante esses anos todos na parte prática, a partir da formação dos alunos que passaram pelo curso.”
A história da Histeroscopia
Convidado para participar do evento, Prof. Luiz Cavalcanti de Albuquerque Neto é um personagem importante no desenvolvimento da Histeroscopia no Brasil, ao lado de outros médicos, incluindo o Dr. Walter Pace. E foi justamente essa história que ele relembrou em sua fala. “Nos demos muito bem, passamos a visitar cidades pelo Brasil carregando instrumentos para fazer a Histeroscopia, quando a maioria dos médicos ainda não conhecia a técnica, e isso durou vários anos. Hoje, quando vejo congressos de Histeroscopia eu fico extasiado, vivi um tempo em que sabia-se muito pouco sobre o tema. A persistência veio da convicção que aquele método ia ter seu lugar na medicina.”
O resultado de um trabalho de 16 anos
Na sequência da fala do Prof. Luiz Cavalcanti, teve início a apresentação da obra. O primeiro autor a falar foi o Dr. Francisco de Assis Nunes Pereira. “Participo do grupo que deu origem a esse livro desde o início e isso foi importante para a minha formação. O Prof. Walter é um guerreiro, nos coloca para frente o tempo todo. O curso possui muitas facetas, incluindo um papel assistencial, além da parte acadêmica que envolve a pesquisa e a publicação de artigos.”
Na sequência foi a vez do Dr. João Oscar de Almeida Falcão Júnior. “ O grupo da Histerocopia é um verdadeiro encontro, uma história que envolve a nossa formação e a dos alunos. Já é célebre a frase ‘quem ensina aprende duas vezes’. Nada me ensinou mais do que me aventurar no processo de fazer o livro, que exigiu um trabalho profundo.”
Finalizando, o Dr. Walter apresentou a sua mensagem. “Chegamos aqui porque conseguimos criar um grupo agregado, um grupo forte, sempre fomos proativos, caminhamos para frente. Desde o começo, nosso grupo possui em seu espírito a vontade de ensinar, passar para frente o conhecimento. Feliz daquele que faz isso. Abrimos o nosso coração para que essas pessoas aprendam.”
Onde comprar o livro?
Ao final, foi realizada no foyer do Teatro Feluma, uma sessão de autógrafos com os autores. O livro “Ginecologia Minimamente Invasiva – Histeroscopia” está disponível para venda, online, no site da editora MedBook (www.medbookeditora.com.br), com o código de desconto “Pace10”.