Nos dias 17 e 18 de maio, a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) e a Fundação Educacional Lucas Machado promoveram o maior congresso de cardiologia do país: o Cardio Summit 2024, realizado no Teatro Feluma. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, em conjunto com os programas de graduação, pesquisa e extensão da FCM-MG.
O Cardio Summit contou com a participação de nove renomados conferencistas estrangeiros das maiores universidades dos EUA e Europa, sendo que dois pesquisadores norte-americanos participaram presencialmente e os outros sete por videoconferência ao vivo. Além disso, houve 54 palestrantes nacionais presenciais, que participaram de dezenas de conferências, palestras, debates, mesas-redondas e oficinas práticas.
O presidente do congresso, o cardiologista Marcus Bolívar Malachias, destaca que: “as doenças cardiovasculares são as que mais matam os brasileiros, mas a maioria dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com os atuais conhecimentos sobre prevenção e recursos de tratamento. É urgente a necessidade de difusão do conhecimento científico e ampliação do acesso às modernas estratégias terapêuticas para ampliar a expectativa e a qualidade de vida da população”, conclui.
Fotos: Luciano Figuerôa e Hubert Alckmin