A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, buscando proporcionar cada vez mais a excelência no desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, inaugura a Casa Simulada que funcionará no Laboratório de Habilidades e Simulação Realística (LabSim).
A Casa Simulada possibilita, ao acadêmico, vivenciar situações muito semelhantes às da realidade em um ambiente domiciliar, possibilitando a identificação de potencialidades e limites desse tipo de atendimento, ampliando sua visão de contexto e circunstâncias relacionadas ao cenário da saúde, o que contribui para a construção de novas competências na formação do profissional.
De acordo com o coordenador do LabSim, professor Augusto Scalabrini Neto, a “Casa Simulada” proporcionará aos alunos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia uma experiência única no atendimento domiciliar, home care e atenção primária à saúde, dentro de um ambiente realístico e seguro para o paciente e para o aluno.
O espaço “Casa Simulada” conta com sala de estar, cozinha, banheiro e quarto, todos os ambientes mobiliados para simular uma residência real. Além disso, há espelho unidirecional que possibilita a perfeita visão de quem está do outro lado, sem interferência na atuação do aluno. Durante a simulação do atendimento domiciliar por um ou mais alunos, o docente permanece com um grupo de alunos do outro lado do espelho, praticando a observação como ferramenta de aprendizagem. Ao final da atividade, os alunos se reúnem com o professor para discutirem o caso apresentado.
A Casa Simulada está disponível para todos os cursos da FCM- MG e para treinamento de equipes externas à Instituição, possibilitando assim uma maior capacitação de profissionais na área da saúde, segurança, setores privados e públicos, de modo que todos estejam aptos a atender às demandas da sociedade. Informações: (31) 3248-7195 / labsim@feluma.org.br.