Nesse mês, o Instituto, em parceria com o Hospital Vila da Serra, comemora, orgulhosamente, o terceiro aniversário do primeiro robô de Minas Gerais, em funcionamento no Hospital. Assim, o robô já realizou mais de 400 procedimentos nas especialidades de Urologia, Ginecologia, Cirurgia Geral, Coloproctologia e Cirurgia Torácica.
A cirurgia robótica é a prova de que a tecnologia está cada vez mais a favor da saúde, e tem mostrado alta relevância ano ano, demonstrando benefícios muito expressivos.
Pioneiro em inovação, o Instituto de Cirurgia Robótica de Minas Gerais, que tem como mantenedora a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), é pioneiro em inovação e responsável pela implantação das plataformas de cirurgia robótica em quatro hospitais parceiros em Minas Gerais: Felício Rocho, Uberlândia Medical Center (UMC), Vera Cruz e Vila da Serra.
O funcionamento do procedimento cirúrgico
Durante o procedimento robótico, o cirurgião controla os braços do robô, equipados com as ferramentas cirúrgicas necessárias, de dentro de uma cabine de controle. As principais vantagens desse tipo de cirurgia estão na maior precisão da utilização dos instrumentos possibilitando cortes menores, o que diminui o impacto no paciente e minimizam os sangramentos; na redução dos riscos de infecção e das dores pós-cirúrgicas. É possível ainda contabilizar como ganhos: a recuperação mais rápida do paciente a redução do tempo de internação.
Proporcionar excelência em saúde através da tecnologia é um dos grandes objetivos do Instituto de Cirurgia Robótica de Minas Gerais, que comemora a trajetória de excelência e inovação em saúde.