Em iniciativa inédita, a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e a Polícia Militar de Minas Gerais celebram acordo de atuação em prol de atividades voltadas à saúde da população
Por meio de convênio entre a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) e a Polícia Militar de Minas Gerais no Centro de Equoterapia do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (CERCAT), localizado na rua Platina, 580 – Prado, terá início, em setembro, por meio de estágios para os alunos de Psicologia e Fisioterapia da FCM-MG, a ampliação do atendimento terapêutico oferecido pela CERCAT, com futura ampliação para os demais cursos de graduação, prevista para o próximo ano.
Os tratamentos realizados no CERCAT podem durar até 24 meses com cada praticante e a procura por atendimento é grande. Atualmente, existe uma fila de espera para esse atendimento e, com o acordo firmado, o processo fluirá mais rapidamente.
A equipe multiprofissional é composta por médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicólogo. Juntos, esses profissionais atendem, de forma integral, os pacientes.
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza cavalos em uma abordagem interdisciplinar, atuando nas áreas de saúde, educação e equitação. Esse método busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. Nesse sentido, o trabalho realizado pelos profissionais de saúde com o uso dos cavalos permite ganhos físicos e psíquicos.
“Não somente os alunos e as instituições se beneficiarão com essa parceria, mas também toda a sociedade, afinal a população terá acesso a um atendimento de qualidade, essencial para o tratamento de diversos pacientes”, afirma o Prof. José Celso, Diretor da FCM-MG.
Para o Prof. Rafael Duarte, Vice-diretor da Faculdade, mais do que permitir um cenário de prática inédito para os nossos alunos, haverá um ganho enorme no aprendizado e no desenvolvimento acadêmico, com a realização de práticas integradas entre os cursos. Além dos profissionais em formação poderem contribuir para o bem-estar das pessoas.
Segundo o Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, a contribuição dos atendimentos do CERCAT vai além do tratamento do paciente, mas também da melhoria na qualidade de vida de toda a família, pois a preocupação das equipes perpassa por atendimentos integrais dos pacientes e de seus familiares.
Na ocasião de assinatura do convênio, na sede do CERCAT, estiveram presentes: o Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, Comandante Geral da PMMG, Tenente Coronel Márcio Luiz Guilherme, Comandante do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes, 1ª Tenente Nélia Amanda Santos Oliveira, Coordenadora do CERCAT e os representantes da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Prof. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, Diretor, Prof. Rafael Duarte, Vice-diretor e Profa. Flávia Schaper, Coordenadora do Curso de Fisioterapia.
[modula id=”38198″]