A Faculdade Ciências Médicas – MG e Secretaria Estadual de Saúde realizaram, nos dias 7 e 8 de junho, o 2º encontro do Programa Estadual de Qualificação da Assistência Perinatal.
Na ocasião, Médicos e Enfermeiros dos hospitais discutiram sobre as taxas de mortalidade materno-infantil no Estado e as estratégias para a sua redução. Debateram ainda, sobre o fluxo de acolhimento da gestante nas maternidades e o processo de classificação de risco, além dos processos de internação, de estabilização e os critérios para a transferência de gestantes de alto risco.
O curso foi realizado, simultaneamente, nas cidades de Montes Claros, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Uberlândia, Belo Horizonte, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Diamantina, com o envolvimento de, aproximadamente, 1.300 Médicos e Enfermeiros que atuam nas áreas de Obstetrícia e Neonatologia dos hospitais de Minas Gerais.
Terminadas as atividades deste encontro, os participantes retornaram às suas cidades com a tarefa de implementar todas as ações vivenciadas neste encontro em seus hospitais para a melhorias dos processos de Assistência Perinatal. Esta etapa será acompanhada pelos tutores que realizarão novas visitas aos hospitais.
