A Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) realizou o lançamento oficial do seu Programa de Integridade, por meio da apresentação do seu Código de Ética e Conduta e oficialização da criação do Comitê de Integridade e Ética, que será responsável pela estruturação do sistema de compliance da Instituição e por implementar e disseminar o referido Código. A reunião, realizada no dia 03 de fevereiro, foi conduzida pelo presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, e teve, entre os participantes, o Dr. José Cesário da Silva Almada Lima, vice-presidente, o diretor geral, Flávio de Almeida Amaral, o diretor, Túlio Pedrosa Gomes, o diretor da Faculdade Ciências Médicas, Prof. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, e o vice-diretor, Prof. Rafael Duarte Silva, além de membros do Comitê e lideranças dos institutos Feluma.
Dr. Wagner destacou que a finalidade da criação do Comitê de Integridade e Ética e da estruturação do sistema de compliance é proporcionar um instrumento democrático e de diálogo com a sociedade, pautado pela ética nas relações com todos os públicos de relacionamento, bem como, destacou que o Código de Ética e Conduta reflete o propósito, visão e valores da instituição. “O objetivo principal é demonstrar de forma transparente como a Feluma é norteada por princípios éticos e normas de conduta, que direcionam a atuação de colaboradores e a relação com fornecedores e parceiros”, explicou.
[modula id=”36870″]
A coordenadora do Setor Jurídico da Feluma, Flávia Lobato, apresentou o projeto em desenvolvimento e os próximos passos, inclusive sobre a atuação do Comitê, que incluem a divulgação e implementação do Código de Ética e Conduta, a criação do Canal Ético da instituição e a realização de treinamentos e reuniões contínuas de conscientização. “Com a criação do Comitê, demos início à implementação do nosso Código de Ética e Conduta e a estruturação do Canal Ético, que ficará disponível para acesso das pessoas, para que elas conheçam as normas de conduta da Feluma, tirem dúvidas e possam apresentar queixas relativas ao descumprimento dos princípios éticos da Instituição.”
O papel do Comitê de Integridade e Ética da Feluma é conduzir e gerir todo o sistema de compliance. Integram o Comitê como membros titulares: Antônio Vieira Machado, Daniela Ferreira, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, José Farah Júnior e Rafael Duarte Silva. Os membros suplentes são: Flávia Lobato Amaral, Josué Geraldo Lessa, Luciana Barbosa, Marcos Antônio Teixeira e Thiago de Carvalho Gontijo.
Sobre o compliance
A palavra compliance significa “em conformidade” e no ambiente organizacional é utilizada para definir um sistema de gestão que tem a finalidade de garantir que todas ações de uma empresa, e sua relação com os públicos de relacionamento, estejam em consonância com princípios éticos e com as normas, portarias, regimentos e regras definidas previamente. A instauração de programas de conformidade e controle nas instituições é algo recente e vem crescendo nos últimos anos.