Com o firme compromisso de proporcionar a mais elevada experiência em cuidados de saúde aos pacientes, o Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais apresentou, nesta sexta-feira, dia 06, a sua nova equipe de profissionais que será responsável pela implementação do cuidado interdisciplinar nas Linhas de Cuidado desenvolvidas na instituição.
O Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais integra a rede assistencial própria da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, com atendimento 100% aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o ambulatório realiza aproximadamente 5.500 atendimentos por mês e possui duas linhas de cuidado pactuadas com o SUS – BH: Cardiovascular e Gastrointestinal.
A equipe multidisciplinar é composta por um grupo diversificado de profissionais das áreas de enfermagem, medicina, assistência social, farmácia clínica, psicologia e nutrição, incluindo além da equipe administrativa, também os docentes e os estudantes que têm o cenário de linhas de cuidado para as atividades docente-assistenciais. O modelo de atenção em linhas de cuidado favorece o aprimoramento da qualidade assistencial e a integralidade do cuidado em saúde, garantindo uma assistência ágil e integrada à rede de atenção, além de constituir uma oportunidade para educação permanente.
Atualmente, na área de gastroenterologia, o Ambulatório atende 1.218 pacientes com problemas como refluxo gastroesofágico, doença inflamatória intestinal, entre outros. Nas Linhas de Cuidado Cardiovasculares, são 1.006 pacientes beneficiados com o atendimento especializado. O Ambulatório Ciências Médicas será referência para os Centros de Especialidades Médicas para casos complexos na área de Cardiologia e receberá casos regulados do município de Belo Horizonte e da região metropolitana.
Lucélia Ferreira da Costa, Coordenadora Assistencial do Ambulatório Ciências Médicas, destaca que neste momento estão sendo elaborados fluxos e protocolos, utilizando o apoio de tecnologias de telemonitoramento, teleconsultoria e navegação dos pacientes, além da elaboração e compartilhamento do projeto terapêutico com a Atenção Primária. Ela ressalta os benefícios da atuação da equipe multidisciplinar, destacando a importância da educação em saúde para os pacientes, cuidadores e familiares, bem como o fortalecimento dos laços com os profissionais de saúde da atenção primária: “acreditamos firmemente que essa colaboração contribuirá para uma assistência de melhor qualidade, resultados clínicos superiores e uma experiência mais positiva para os pacientes. Além disso, o ambiente de Linhas de Cuidado promove o aprendizado prático e interdisciplinar, enfatizando a importância da rede de atenção para a resolução integral dos cuidados de saúde”, finaliza.
O Ambulatório Ciências Médicas oferece uma ampla variedade de serviços de saúde, abrangendo diversas especialidades médicas, atendimento em enfermagem, psicologia e fisioterapia. São realizadas consultas em clínica médica, pediatria, ginecologia, cirurgia ambulatorial, endocrinologia, dermatologia, mastologia, hematologia e cardiologia. Em fisioterapia, atendimentos estão disponíveis nas áreas respiratória, ortopédica, neurológica (adulta), saúde da criança e saúde da mulher. Além disso, na área de Psicologia, são realizadas avaliações neuropsicológicas, atendimentos psicológicos com enfoque em abordagens como psicanálise, comportamental e humanismo, psicodiagnóstico e orientação profissional. Na área da enfermagem, os atendimentos contemplam à saúde da criança e do adolescente, à saúde do idoso e as Linhas de Cuidado.