Faculdade Ciências Médicas – MG, em parceria com outras instituições, realizou a sétima edição do Simulado do Trauma
Nesta última quinta-feira, (18), a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, em parceria com diversas instituições, realizou o 7º Simulado do Trauma no entorno do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O objetivo foi demonstrar, na prática, a atuação dos alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia em uma simulação de resposta e atendimento a uma emergência aeronáutica.
A encenação representou a queda de uma aeronave, próximo à cabeceira da pista do Aeroporto, com 180 vítimas em estado de saúde considerado grave, moderado e leve e os alunos e as equipes de atendimento, precisavam socorrer, realizar a triagem e prestar o devido atendimento aos feridos no acidente.
Segundo o Prof. Dr. Augusto Scalabrini, coordenador geral e didático do Laboratório de Habilidades e Simulação Realística da FCM-MG (Labsim), o simulado é um instrumento importante de aprendizado, para os alunos, colocando em prática os protocolos de atendimento em catástrofes, e preparando-os para atender este tipo de situação adversa em qualquer frente de trabalho de assistência à saúde, cumprindo todos os protocolos internacionais.
Para contemplar a todos que não puderam estar presencialmente, o simulado foi transmitido em tempo real, no Teatro Feluma. Toda a iniciativa alcançou enorme repercussão e impacto positivo, tanto na comunidade acadêmica, quanto em veículos de comunicação e imprensa.
A simulação, contou com cerca de 600 pessoas envolvidas diretamente na simulação: entre alunos, professores e colaboradores da CMMG, equipes de socorristas dos hospitais parceiros, Corpo de Bombeiros, profissionais dos meios de transporte, equipe de Operação e Segurança do Aeroporto, entre outras.
[modula id=”38145″]